segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Desafios de um currículo integrado

Interdisciplinariedade
A princípio, penso que uma das maiores dificuldades encontradas em um currículo integrado é a integração de todo corpo docente, de modo a haver a participação de todas as disciplinas em diversas discussões abordadas, criando projetos de trabalho, atividades nas quais os alunos consigam fazer ligações entre as diferentes disciplinas, com o intuito de organizar uma grande área de conhecimento.
Outra realidade que acredito ser de extrema importância é a escolha dos assuntos abordados pois, por meio de tais assuntos, será construída toda a temática do trabalho, inclusive, como tal trabalho será desenvolvido. Temáticas atuais se tornam interessantes pois podem trazer a realidade dos alunos para dentro da escola, facilitando, em determinadas ocasiões, o processo de ensino-aprendizagem e o processo de transformação do conhecimento já existente no aluno, porém, deve-se pensar nesses temas pois, pelo fato de cada um ter sido criado de uma forma diferente, ter sua própria bagagem, sua própria cultura, determinados assuntos (religião, sexualidade, política) não conseguiriam estimular o interesse dos mesmos, podendo gerar diversos impecilhos no decorrer do processo.
Imperador Napoleão
Gostaria de ressaltar também a fundamental importância do papel do diretor em todo esse contexto pois, se o objetivo é a integração entre os professores, alunos, comunidade; o diretor não deveria tomar posturas autoritárias e pensar que apenas ele pode tomar decisões pois, fazendo isto, estaria indo completamente contra a essência do trabalho. Nesse contexto o diretor deve se postar democraticamente na maioria das situações, se tornando o articulador de todo o processo, e não o "imperador da escola".

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